Substituindo todos os dentes

Substituindo todos os dentes da maxila ou da mandíbula Fonte da imagem: Santa Clara

Substituindo todos os dentes da maxila ou da mandíbula.

Se você perdeu ou precisa remover todos os dentes da maxila, da mandíbula ou ambos, os implantes podem permitir uma restauração com uma ponte fixa de arco completo.

Como uma alternativa para uma dentadura completa, uma série de implantes pode ser inserida para apoiar uma ponte fixa se existir osso adequado, se as técnicas de aumento de osso puderem ser utilizadas para criar a quantidade de osso necessário, ou se for viável a busca por algum local com boa condição óssea para ancorarem dos mesmos. Este procedimento é parecido com o tratamento de um único dente ou vários dentes, mas requer um diagnóstico, um planejamento e uma coordenação cuidadosos antes de começar o tratamento. Esta atenção aos detalhes garante que o número certo de implantes será inserido com segurança nas posições que permitirão o dentista a fabricar uma ponte que atenderá as suas necessidades e expectativas.

O número de implantes necessário para uma ponte fixa de arco completo é de no mínimo 4. Um arco completo pode ser instalado quando você já perdeu todos os dentes. Se existirem dentes naturais remanescentes, possivelmente será necessário extrai-los numa etapa preliminar antes de proceder com a cirurgia de implantes, mas às vezes os implantes podem ser inseridos no mesmo procedimento. Outra possibilidade é usar os dentes remanescentes para apoiar uma ponte fixa temporária, o que permite que você mastigue, fale e sorria enquanto o osso cicatriza e prende os implantes. Caso não possa receber o trabalho em carga imediata e tiver dentes suficientes para apoiar uma ponte fixa, a solução será usar uma dentadura removível.

É possível inserir os implantes e conectar uma ponte de arco completo imediatamente. Mas não em todos os casos pois existem vários pré-requisitos. O planejamento e a coordenação entre o cirurgião e o protesista são fundamentais. Como sempre você deve falar com o seu dentista e escolher com ele a melhor opção e a mais apropriada para você.

O que é uma Prótese Total sobre implantes?

É uma prótese que sem encaixa nos implantes com vários tipos de conectores que dão à ela uma excelente estabilidade e retenção. Diferente da prótese total convencional, que retém-se sobre a mucosa através de vácuo, a prótese total sobre implantes promove muito mais conforto e eficiência mastigatória.

O planejamento protético começa tirando impressões diagnósticas e registro entre as maxilas. Estas impressões viabilizam a determinação da posição correta dos dentes, em casos em que os dentes já foram extraídos, pode-se provar e avaliar em boca todas as projeções. Após isto aprovado, é construída uma guia multi funcional que ajudará na localização dos implantes, assim como na determinação do novo registro intermaxilar e na moldagem e transferência dos implantes. Ela garante a aparência e a mordida correta. A guia é utilizada pelo cirurgião durante o procedimento de inserção dos implantes e pelo protesista durante a transferência dos mesmos para a montagem da nova peça.

O número e tipo de implantes devem ser determinados após uma discussão detalhada com o seu dentista e um exame completo. Deve-se levar em consideração sua experiência pessoal com a sua dentadura atual.

Substituindo vários dentes