Substituindo vários dentes

Substituindo vários dentes Fonte da imagem: Oral Plan

A substituição de vários dentes pode ser feita com qualquer um dos seguintes tratamentos: uma série de implantes cada um apoiando um único dente protético, uma dentadura parcial fixa sobre implantes, uma dentadura parcial removível ou uma ponte fixa convencional.

Dentes perdidos podem ser substituídos com uma dentadura parcial fixa sobre implantes, também conhecida como uma ponte sobre implantes. Uma ponte sobre implantes restaura o apoio que os dentes naturais providenciavam, evita a necessidade de preparar os dentes adjacentes e não requer um implante para cada dente perdido. Espaço, tecido gengival e osso suficiente são os pré-requisitos desta opção de tratamento.

Os implantes são inseridos em posições estratégicas e quando foram estáveis os abutments que conectam a prótese podem ser acoplados. Uma impressão que grava o contorno deles é tirada e a prótese pode então ser fabricada e conectada aos abutments usando parafusos ou cimento.

A prótese não sofre de cavidades, mas complicações podem surgir se a higiene oral não se mantem. A restauração deve ser examinada regularmente. O intervalo entre as consultas dependerá das condições dos dentes naturais remanescentes e da prótese.  Uma pequena proporção das coroas protéticas feitas de porcelana fratura e por isso os pacientes que exercem forças funcionais mais fortes, por exemplo, os bruxistas, podem requerer uma superfície metálica mais resistente.

Substituição com uma ponte fixa convencional

Esta opção requer a redução de dois ou mais dentes adjacentes que serão conectados um ao outro com uma prótese suspensa entre eles. A ponte fixa aumenta as forças funcionais sobre os dentes de apoio e dificulta o uso do fio dental. O número de dentes naturais a ser reduzidos depende de vários fatores incluindo o número de dentes perdidos, o espaço entre eles e a sua posição e condição. Se os dentes de apoio sofrem de cavidades ou doença periodontal, pode ser necessário substituir a ponte fixa.

Dentadura parcial removível sobre implantes

Este tratamento utiliza implantes inseridos em posições estratégicas e conectados à prótese por meio de um tipo de botão parafusado aos implantes, o que elimina a aparência de componentes metálicos ao mesmo tempo em que aumenta o apoio, estabilidade e retenção da prótese.

Este tipo de restauração deve ser examinado regularmente. O intervalo entre as consultas depende das condições dos dentes naturais remanescentes e da prótese. Tanto a dentadura quanto os componentes de retenção serão sujeitos a desgaste. A dentadura pode durar anos, mas será necessário substituir os componentes de retenção a cada seis meses.

Substituição com uma dentadura parcial removível convencional

A dentadura convencional é recomendada para pacientes que aceitam uma restauração que deve ser removida diariamente para a higienização dos dentes naturais remanescentes e da prótese. A dentadura consiste em uma estrutura metálica com dentes protéticos e em acrílico. Alguns pacientes não gostam das fivelas de retenção que ligam a prótese aos demais dentes, da aparência de componentes metálicos, dos próprios dentes protéticos e do acrílico. Com o tempo a reposição de dentes protéticos e o realinhamento da dentadura para manter a sua adaptação à gengiva serão necessários.

A principal vantagem da dentadura parcial removível quando comparado com a ponte fixa diz respeito à preparação dos dentes adjacentes que é mínimo. Ela substitui dentes, tecido gengival e osso perdidos por um custo reduzido e a higienização fica mais fácil. Com um desenho adequado este tipo de dentadura pode ser modificada para adicionar dentes perdidos subsequentemente.

Quais são as diferenças entre dentaduras parciais fixas e dentaduras parciais removíveis?

Dentaduras Parciais Fixas

  • Não precisa ser removida
  • Uma dentadura fixa sobre implantes pode requerer um enxerto ósseo
  • O custo é mais alto
  • A limpeza pode ficar mais difícil
  • Dá certo grau de apoio ao formato do rosto

Dentaduras Parciais Removíveis

  • Deve ser removida diariamente
  • Pode evitar a necessidade de um enxerto ósseo
  • O custo é mais baixo
  • A limpeza é mais fácil
  • Pode interferir na fala
  • O apoio ao formato do rosto é excelente

Substituindo um único dente Substituindo todos os dentes